História

Um pouco de história… 

Em 2 de Março de 1958 o jornal “Defesa de Espinho” publicava o seguinte artigo, da autoria de António da Silva Alves e assinado com as iniciais – ASA:

«Parece que o decorrer inexorável dos anos, não consegue ofuscar as imagens timbradas nas nossas retinas, por aqueles jovens da “Aviação Heróica” que nos entusiasmaram com os seus voos picados e acrobacias, há alguns anos atrás.

A mágoa e a desilusão me invadem ao verificar o desdém e o esquecimento, a que foi lançado o nosso campo de Aviação, onde esteve instalado o antigo Grupo Independente de Aviação de Caça, e onde o Aero Clube do Porto teve também as suas instalações.

Desta maneira, Espinho vê afastada uma das suas melhores distracções e o seu melhor cartaz de propaganda turística, talvez o que maior contributo tenha dado à divulgação das belezas da nossa terra.

Deixou o nosso espaço cerúleo de andar eivado de aviões, para agora, só de vez em quando, ouvirmos algum ruído atestando a passagem duma aeronave, que não conseguimos descortinar, apesar de termos rodado a cabeça aos quatro pontos cardeais, devido às performances dos aviões hodiernos.

Poderá perguntar-se: – Não haverá maneira de remediar ou atenuar essa falta? A resposta afigura-se afirmativa, não implicando mesmo feitos extraordinários, mas apenas boa vontade e entusiasmo.

Se o antigo Campo de Aviação já não reúne as condições exigidas pela Aviação Militar, talvez não seja descabida a ideia de aplicação dele à Aviação de Turismo. Para isso, procure-se autorização para nele aterrarem aviões de turismo, e depois fomente-se e constitua-se um Aero Clube em Espinho, como já houve.

Seria então necessário que a gente moça, solidariamente com as autoridades locais, se irmanasse na alta compreensão dos intuitos patrióticos e dos interesses locais trazidos por essa agremiação.

Desnecessário será mostrar ou encarecer as vantagens que a Aviação de Turismo trás à formação moral e intelectual dos seus praticantes, que nela encontram uma fonte extraordinária para fortalecer o espírito, um meio firme e seguro para entreter grande número de jovens de ambos os sexos, uma distracção útil que todos podem usufruir.

E assim, Espinho não permitirá que o seu nome, gravado a letras de ouro na História da Aviação Nacional, se desvaneça, tornando-a ainda mais brilhante, mostrando que não foi inglório o esforço e a dedicação daqueles que se foram e “se vão da morte libertando”, em holocausto à AVIAÇÃO»

A reprodução do artigo deve-se ao facto de acreditarmos que o seu conteúdo possa, de algum modo, Ter servido de incentivo à criação da obra que hoje existe, e que germinava na mente do seu mentor sobre quem escreveremos mais adiante. Antes disso, as indicações a seguir descritas servem para nos situarmos em relação ao que aconteceu no período que decorreu entre a desactivação do Campo de Aviação de Espinho e o nascer do nosso Aero Clube.

Origens do ACCV

Entretanto, no Porto, continuavam as negociações no sentido de dar à cidade o que desde há muito era uma aspiraçãoContinue Reading

Primeiros Sócios

A atribuição dos números dos primeiros associados foi atribuída por sorteio e ficou assim ordenada:   António da Silva AlvesContinue Reading

Diligências

Estava dado aquele que seria o primeiro passo para a criação do Aero Clube da Costa Verde. De seguida impunha-seContinue Reading

Mais Diligências

Das diligências que era necessário levar a cabo ressaltava a enorme necessidade de resolver o problema do hangar, e foiContinue Reading

Comissão Organizadora ACCV

Elementos da Comissão Organizadora do Aero Clube da Costa Verde   António da Silva Alves – sócio nº 1 nascidoContinue Reading

O Grande Dia

28 de SETEMBRO de 1958 – DIA da INAUGURAÇÃO do AERO CLUBE da COSTA VERDE Acontecimento há muito ansiado porContinue Reading

O ACCV um mês depois

Aproximadamente um mês depois da sua entrada em funcionamento, o A.C.C.V. contava já com cerca de 300 associados. O pagamentoContinue Reading

11 de Janeiro de 1959

Dia 11 de Janeiro de 1959 – notícias com interesse Cada vez mais se fazia notar a vitalidade do AeroContinue Reading

A Primeira Assembleia Geral

Até princípios de Janeiro de 1959 o Aero Clube da Costa Verde funcionou, como sabemos, sob a orientação de umaContinue Reading

Corpos Gerentes 1959/1960

Ao escrevermos sobre a primeira Assembleia Geral referimos os nomes dos corpos gerentes para o biénio 1959 – 1960. EmContinue Reading

Os Primeiros Aviões

Conforme divulgação efectuada durante o jantar de 11 de Janeiro de 1959, a promessa de cedência, por parte da DirecçãoContinue Reading

Aviões ex-ACCV

Mencionamos em seguida as marcas e matrículas dos aviões que estiveram, ao longo do tempo, ao serviço do ACCV; faremosContinue Reading

Frota Actual

Actualmente encontram-se os seguintes aviões ao serviço do Aero Clube da Costa Verde. MODELO MATRÍCULA PROPRIEDADE PIPER CUB J3 CS-ABWContinue Reading

Primeiros Aviões

PIPER CUB ( o primeiro avião a chegar ao ACCV )     PIPER CUB – foto tirada em 5Continue Reading

Inauguração da Sede

A sede do Aero Clube, que já vinha a funcionar desde há algum tempo no nº. 545, na Rua 15Continue Reading

Primeiros Alunos

O enorme entusiasmo de todos e especialmente o anseio dos alunos se verem rapidamente a voarem sozinhos, serviram de aceleradorContinue Reading