Até princípios de Janeiro de 1959 o Aero Clube da Costa Verde funcionou, como sabemos, sob a orientação de uma Comissão Organizadora. Mas, como em qualquer outro clube, necessitava-se proceder à eleição dos corpos gerentes, que daí em diante governariam os destinos do Aero Clube. Havia sido marcada uma data -16 de Janeiro de 1959, para a execução da primeira Assembleia.
A sede, conforme já tivemos oportunidade de referir, funcionava nas instalações que lhe foram destinadas no número 545, na rua 15, embora ainda não se tivesse efectuado a sua inauguração oficial na data da primeira Assembleia.
Efectivamente, assim veio a acontecer na data prevista…
«Às nove e trinta, digo, vinte e uma horas e trinta minutos do dia dezasseis de Janeiro de mil novecentos e cinquenta e nove, na sua sede à Rua Quinze, número quinhentos e quarenta e cinco da vila de Espinho, reuniu a Assembleia-Geral do Aero Clube da Costa Verde, em Segunda convocação, sob a presidência do Senhor Arquitecto Jerónimo Reis, secretariado pelos Senhores Arquitecto António Corte-Real e Artur Dias Cruz.
Aberta a Assembleia, o Senhor Arquitecto Jerónimo Reis alegou deveres inadiáveis que o levaram a retirar-se, o que fez, assumindo então a presidência o Senhor Walter Cudell.
A Comissão Organizadora do Clube, constituída pelos Senhores Arquitecto Jerónimo Reis, Artur Dias Cruz, Arquitecto Guilherme Corte-Real, António Alves e João Quinta, apresentou então os relatórios das suas actividades, desde o início do Clube e as contas que foram unanimemente aprovadas e louvadas.
Para os corpos gerentes foi apresentada, por um associado, uma lista que propõe para Presidente da Mesa da Assembleia Geral o Senhor Engº. Manuel Baptista; para Vice-Presidente o Senhor Dr. João Carlos Peixoto de Sousa; para Secretário o Senhor Raul Maria Gomes d´Almeida Castelo Branco; para Segundo Secretário o Senhor Manuel Nogueira Reis; para Presidente do Conselho Fiscal o Senhor Walter Cudell; para Vogais os Senhores Francisco Filipe de Sousa Pinheiro da Silva Alcoforado e Manuel Serralva e como suplentes os Senhores Fernando Carneiro e Américo Ferreira do Couto; para Presidente da Direcção o Senhor Arquitecto Jerónimo Reis; para Secretário o Senhor António Dias Coelho; para Tesoureiro o Senhor António da Silva Alves; para Vogais os Senhores Artur Dias Cruz e Arquitecto Guilherme Corte-Real; para suplentes os Senhores João Quinta e António Penha Ferreira, que depois de aprovada por unanimidade, foi por proposta do associado Senhor Benigno da Cruz, aprovada por aclamação.
Foram lidos um ofício da Direcção Geral da Aeronáutica Civil e outro do Aero Clube do Porto, este tão desportivamente redigido que o associado Senhor Arquitecto António Corte-Real propôs que se saudasse com uma salva de palmas o amável gesto do Clube congénere o que de seguida se fez.
O Senhor Arquitecto Guilherme Corte-Real propôs um voto de louvor ao Senhor Engº. Joaquim Correia Pimenta pela colaboração que prestou à Comissão Organizadora na propaganda do nosso Aero Clube, na rádio e imprensa diária, o que foi aprovado por aclamação.
Também o Senhor Walter Cudell propôs um especial voto de louvor à Comissão Organizadora o que foi aprovado por aclamação.
Pelo Senhor Presidente da Mesa foi proposto que se telegrafasse aos Excelentíssimos Senhores Tenente Coronel Kaúlza de Arriaga, digníssimo Subsecretário da Aeronáutica Militar, e Engº.. Víctor Veres, digníssimo Director Geral da Aeronáutica Civil, agradecendo a sólida cooperação prestada a este Clube, o que foi unanimemente aprovado.
A Direcção eleita, depois de reunida, propôs a formação de Comissões, de acordo com os estatutos e mais outras que julgou conveniente. Assim:
Comissão de Festas, a designar pela Direcção; Comissão de Segurança de Voo, os Senhores Dr. Luiz Samúdio Currito, João Quintino e Gil, digo, António Gil Peixoto de Sousa; Secção de Aeromodelismo, os Senhores Engº. Joaquim Correia Pimenta, Raul Lacerda e Carlos Alberto Coelho; Secção de Pára-quedismo, os Senhores Raul Maria Gomes d´Almeida Castelo Branco, António da Silva Alves e João Quinta; Secção de Voo sem Motor, os Senhores Manuel Magalhães, Eduardo Bonneville Oliveira, e Engº. Joaquim Correia Pimenta; Secção de Voo com Motor, os Senhores Engº. Luiz Gonçalves Paulino, Dr. João Peixoto de Sousa e Walter Cudell; Comissão de Obras, os Senhores Arqº. António Corte-Real, Manuel Nogueira Reis e Luiz Retumba; Comissão Cultural e de Propaganda, os Senhores Engº. Joaquim Correia Pimenta, Gonçalo Paiva Estrêla Rego, e Dr. Francisco Filipe de Sousa Pinheiro da Silva Alcoforado; Comissão de Desportos Náuticos, Júlio Paulino Brandão Themudo, José Guimarães (Serra), e Eduardo Bonneville de Oliveira; Comissão Desportiva, os Senhores José Guimarães (Serra), Arqº. António Corte-Real, e Engº. Napoleão Cadinha.
Não havendo outros assuntos a tratar, foram os trabalhos encerrados às vinte e três horas e cinquenta e cinco minutos, de que lavrou a presente Acta que será lida, discutida e aprovada na próxima Assembleia.
Espinho, dezasseis de Janeiro de mil novecentos e cinquenta e nove.»
Navegação
Anterior (11 de Janeiro de 1959)
Seguinte (Corpos Gerentes 1959/1960)