11 de Janeiro de 1959

Dia 11 de Janeiro de 1959 – notícias com interesse

Cada vez mais se fazia notar a vitalidade do Aero Clube, apesar da sua ainda jovem existência. Os acontecimentos deixavam adivinhar um futuro promissor com reflexos positivos para a Aviação Civil e para o turismo de Espinho. A 11 de Janeiro realizou-se mais um jantar de confraternização num restaurante de Espinho, com a presença de dezenas de associados, assim como muitos convidados de honra, entre os quais se encontravam, além de representantes de outros aero clubes portugueses, da imprensa diária, da “Defesa de Espinho”; a presidir, mais uma vez o Arqº. Jerónimo Reis. Entre os participantes encontravam-se Artur Dias Cruz, António da Silva Alves, João Quinta, Arqº. Guilherme Corte-Real; o piloto Walter Cudell, Dr. João Peixoto de Sousa, comandante João Sá Carneiro -piloto dos Transportes Aéreos da Índia -, Femando Carneiro,

A. de Ia Lhave, Antonio Feliciano de Sousa, Camilo Penafort -do Aero Clube de Braga -, e tantos outros…

(*) – a torre para saltos não passou de uma promessa que se esvaiu no tempo.

Foi o Arqº. G. Corte-Real quem em primeiro lugar usou da palavra dando a conhecer aos presentes algumas notícias de muito interesse e relacionadas com o futuro do Clube. Começou por revelar que o piloto Walter Cudell tinha feito diligências em Lisboa, junto da Direcção Geral da Aeronáutica Civil. Durante esse contacto, deu a conhecer, que da referida entidade vinha a promessa da concessão de um subsídio cujo montante ascendia a 30 contos (trinta contos, verba significativa para a altura), e o mais importante de tudo, para grande euforia dos presentes, -a cedência de um avião de instrução “Piper Cub”, cuja matrícula foi divulgada – CS-ABT.

Pode considerar-se que se tratou de uma noite de sã confraternização e repleta de boas notícias, e, a confirmá-lo, uma outra se seguiu: que ainda no decorrer do mesmo mês de Janeiro seria concedida autorização para o começo das obras de construção do hangar. Também receberam com agrado a informação de que no Brasil, estava a ser efectuada uma campanha entre a comunidade portuguesa, com vista à aquisição de aviões.

O orador que usava da palavra anunciou que a Assembleia Geral para eleição dos corpos gerentes iria ter lugar no dia 16 desse mesmo mês.

Entretanto, Walter Cudell fez saber que A. Duwens, da Escola de Pilotagem de Coimbra, oferecia ao Clube um “Tiger”. O “Tiger” oferecido necessitava de reparação, mas prontamente um mecânico se prontificou fazê-la.

António Feliciano de Sousa manifestou efusivamente a sua satisfação pela confraternização aeronáutica, associando-se ao entusiasmo dos componentes do Clube.

Seguiu-se a palavra do Arqº. Jerónimo Reis, na sua qualidade de Presidente da Comissão Organizadora, justificando a ausência do Presidente da Câmara de Espinho, por motivo de doença. Em nome de Espinho agradeceu ao Engº. Joaquim Pimenta e Raul Castelo Branco, da Rádio Televisão Portuguesa (tratava-se da única rede de televisão existente na altura, estatal), que estavam presentes, pela valiosa interferência na elaboração dum programa sobre a vila de Espinho. Solicitou em seguida uma ovação para cada um dos novos elementos do Aero Clube, e terminou saudando a imprensa e agradecendo o enorme auxílio prestado ao Clube.

A encerrar toda uma série de brindes esteve Raul Castelo Branco, organizador do jantar, que também aproveitou para dirigir a todos os seus agradecimentos. Foi marcado um novo jantar para o dia 4 de Fevereiro.

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