Conforme divulgação efectuada durante o jantar de 11 de Janeiro de 1959, a promessa de cedência, por parte da Direcção da Aeronáutica Civil, de um primeiro avião, veio a concretizar-se pouco tempo depois, para completa satisfação de todos os membros do Clube. Segundo nos dá conta a nossa revista Gás em Grande número 1, de Junho de 1959, para alguns elementos do Aero Clube «A noite fora mal dormida e as ocupações naquele dia não tinham sentido … ». Precisamente no dia 18 de Abril de 1959«Chegava o primeiro avião e, cada um, queria ser o primeiro a ver surgir no horizonte o minúsculo ponto preto porque ansiava».

A espera! – da esquerda para a direita: Feliciano de Sousa, Manuel Nogueira Reis, Artur Dias Cruz, Guilherme Corte Real e António da Silva Alves.
Muito antes da hora marcada para a chegada do avião, já se encontravam no Clube, em situação de espera ansiosa e com enorme expectativa, pilotos e Directores.
«As horas passavam e o avião não aparecia! A tarde estava no fim e a noite pingava lentamente! Adivinham-se os punhos cerrados e os maxilares contraídos de alguns, enquanto que em dois paira o sorriso optimista da CERTEZA! … ».
«O avião surge e cruza airosamente o Aeródromo! Passa em frente do aquartelamento, faz a volta de pista regulamentar, aterra impecavelmente, trazendo com ele a certeza de que o Aero Clube da Costa Verde passou, enfim, das promessas à realidade, e que os numerosos alunos da sua Escola de Pilotagem, poderão começar no dia seguinte a sua aprendizagem».

A chegada do Piper Cub J3, matricula CS-ABT.
O avião, vindo de Alverca, foi pilotado pelo instrutor José Serra.
No dia imediato ao da chegada, um domingo, logo pela manhã e bem cedo, os aluno-pilotos que já estavam autorizados, começaram a ir para o ar. Face às necessidades da Escola, os voos foram limitados a uma volta de pista, facto que foi bem aceite por todos. Dia após dia, os progressos eram visíveis.
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