1. GENERALIDADES
Localidade: Paramos
Posição: 40º 58′ 24″ N , 008º 38′ 43″ W ( ARP – eixo da pista, 100m da soleira da pista 17 )
Declinação Magnética: 04º 01′ (2006)
Distância/Direcção à Localidade: 3 km / 1.6 nm S
Altitude Máxima: 3m / 10′
Autoridade Responsável: Aero Clube da Costa Verde
Morada: Rua da Lagoa,4500 Paramos, Espinho
Telefone/Fax: +351 227342060
e-mail: geral@accv.pt
Director do Aeródromo: Virgílio Silva
Morada: Rua da Lagoa, 4500-524 Paramos, Espinho
Telefone: +351 912182333 ou +351 227342060
Director Substituto: Aníbal Jacinto
Morada: Rua da Lagoa, 4500-524 Paramos, Espinho
Telefone: +351 227342060
Telefone do Aeródromo: +351 227342060
Fax do Aeródromo: +351 227342060
Guarda do Aeródromo: das 09:00 às 18:30 (LT)
2. LIMITAÇÕES
Horas de Serviço: HJ ( Do nascer ao pôr do sol )
Condições de Utilização: Voos VFR, aviões ligeiros ( MTOM = ou < 5700kg ) e ultraleves
3. FACILIDADES
Acomodações: Espinho
Restaurantes: no Aero Clube ( Restaurante Hélice )
Estação Ferroviária mais próxima: em Espinho e Paramos.
Transportes: em Espinho
Estradas: para Espinho e Ovar, N109 e A29, Porto e Feira, A1
Correio: em Esmoriz e Espinho
Farmácia: em Paramos e Espinho
Hospital: em Espinho e Feira
4. DESCRIÇÃO DA ÁREA DE MOVIMENTO
5. PISTAS
| Nº | QFU | Dimensão |
TORA | TODA |
ASDA |
LDA |
SWY |
CWY |
Declive |
| 17 | 174º | 420m x 30m | 420m | 630m | 600m | 420m | 180m | 210m | +1% |
| 35 | 354º | 420m x 30m | 420m | 420m | 420m | 420m | -1% |
A faixa ( strip ) tem 420m x 40m , asfaltada, com resistência de 17 ton/r.i.s.
6. SINALIZAÇÃO DIURNA
Sinal de Identificação: Não
Indicador da direcção do vento: Tem
Indicador da direcção de aterragem: Não
Marcas de pista: Tem
Marcas limite da área de aterragem: Tem
Designação de pistas: Tem
Linha de eixo das pistas: Tem
7. OBSTÁCULOS
Nas áreas de aproximação
| Aprox. |
Natureza |
Distância |
Altitude |
Balizagem de Dia |
Balizagem de Noite |
| 35 | Arbustos | 210m | 4m | Não | Não |
| 17 | Estrada | 180m | recomendada | Sim | Não |
Noutras áreas circunvizinhas
| Localização |
Natureza |
Distância |
Altitude |
Balizagem de Dia |
Balizagem de Noite |
| Junto do hangar norte | 2 mastros de bandeira 1 mastro com instrumentos |
Junto dos hangares | 18m | Sim | Sim |
| Dentro do RE3 | 2 torres rádio | 48m | Sim | Sim | |
| Este da Pista | 1 torre de telecomunicações | 48m | Sim | Sim |
8. SINALIZAÇÃO LUMINOSA
Não existente
9. METEOROLOGIA
Temperatura de Referência: —
Média das Temperaturas Máximas: 18,2ºC
Média das Temperaturas Mínimas: 9,8ºC
Precipitação Média Anual: 1086 mm
Nebulosidade Média Anual: 5,7
Vento Predominante: N NW
10. SOCORROS
Assistência Médica: em Espinho
Serviço contra-incêndio: Não disponível
Equipamento contra-incêndio: 4 extintores portáteis de pó químico ABC ( propelente azoto ), 2 extintores portáteis de pó químico ABC de 50kg ( propelente dióxido de carbono ) em charrete.
11. HANGARES
| Número |
Comprimento |
Largura |
Altura da Porta |
Largura da Porta |
Observações |
| 1 | 34,80m | 16,55m | 3,45m | 14,20m | Designado por Hangar Norte |
| 2 | 40,00m | 20,00m | 3,96m | 15,00m | Designado por Hangar Sul |
12. OUTRAS INSTALAÇÕES
13. COMBUSTÍVEIS
Gasolina: Sem-chumbo 95 ( sujeito a disponibilidade )
Óleo: Total Aéro D100 e 15W50 ( sujeito a disponibilidade )
14. ESTAÇÃO AERONÁUTICA E RÁDIO-AJUDAS
Não existem rádio ajudas ou estação rádio.
15. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Procedimentos para descolagem, aproximação e aterragem:
* Dado o aeródromo estar situado na MCTR de Ovar, só são permitidas descolagens e/ou aterragens de aeronaves equipadas com comunicações rádio bilaterais e com autorização dada pelo órgão de controle de Ovar, através da frequência APP 118.60 MHz. As aeronaves deverão possuir também transponder com Modo C.
Quando o órgão de controlo de Ovar estiver encerrado, as aeronaves devem contactar Lisboa MIL em 130.900 MHz à descolagem.
* O aeródromo é ainda utilizado por grande número de aeronaves ultraleves ( ULM ), actividade de pára-quedismo e aeromodelismo radiocontrolado. Estas actividades são intensas aos fins de semana.
* Recomenda-se às aeronaves visitantes que estacionem na placa ou o mais junto aos hangares e à zona de serviços possível, para facilitação de informação e controle de movimento bem como para segurança das próprias aeronaves.
* Uso da infraestrutura fora dos horários estipulados requer autorização prévia.
Parte desta informação consta no Manual de Piloto Civil.
Última actualização 2015-08-31